Vídeo-Eletroencefalograma

Vídeo-Eletroencefalograma

O exame de Vídeo-eletroencefalograma (VEEG) é realizado da mesma forma que o eletroencefalograma tradicional, com o acréscimo de um registro simultâneo em vídeo por um maior período de tempo. Este maior tempo de exame aumenta a sensibilidade para detecção de alterações na atividade elétrica cerebral

O tempo de registro prolongado é extremamente útil para documentar características clínicas das crises epilépticas, localizar o início e a propagação das descargas e classificar corretamente diferentes tipos de crises epilépticas, possibilitando o diagnóstico e a programação terapêutica clínica ou cirúrgica, assim como o seu prognóstico.

O VEEG é realizado através da colocação de eletrodos no couro cabeludo, com auxílio de uma pasta condutora que, além de fixá-los, permite a aquisição adequada dos sinais elétricos que constituem a atividade elétrica cerebral. Inicialmente é feito um registro espontâneo da atividade elétrica cerebral durante a vigília (paciente acordado). Essa atividade é registrada também durante a sonolência e o sono. O registro em todos esses estados aumenta a sensibilidade do método na detecção de diversas anormalidades.

O VEEG é um procedimento não invasivo, não doloroso. O paciente é mantido em constante monitorização, com registro contínuo da atividade elétrica cerebral e bem como vídeo simultâneo para posterior análise por equipe médica responsável. O tempo de realização do exame depende da indicação do médico, sendo, em média, de 12 horas.

  • Identificação e classificação adequada das crises epilépticas para auxílio diagnóstico e melhor abordagem terapêutica.
  • Epilepsia ou suspeita clínica dessa doença.
  • Pacientes com alteração da consciência.
  • Diagnóstico diferencial entre eventos epilépticos e não epilépticos (síncopes, arritmias cardíacas, distúrbios do sono e distúrbios psiquiátricos, entre outros)
  • Avaliação de resposta às intervenções terapêuticas

Recomendações para EEG e vÍdeo EEG

1. Não aplicar condicionador, cremes, óleos, nem nenhum outro tipo de produto no cabelo
2. Não molhar o cabelo no dia do exame
3. Vir acompanhado
4. Vir bem alimentado
5. Tomar normalmente todas as medicações que faz uso
6. Em caso de adoecimento antes do exame (gripe ou febre), remarcar o exame
7. Dormir apenas 4 horas na noite anterior ao exame

Crianças pequenas até 3 meses – trazer mamadeira se não mama no peito

4 a 11 meses – Trazer com fome e alimentar na hora do exame (não fazer jejum) não deixar dormir no caminho para a clínica.

1 ano até 4 anos – Acordar a criança 3 horas antes do horário habitual. não deixar dormir no caminho para a clínica. trazer com fome e alimentar na hora do exame. (não fazer jejum)